domingo, 15 de janeiro de 2012

Apresentação e introdução do blogue "Materialismo - Filosofia"

Olá a todas e todos que visitam este blogue pela primeira vez! Sejam bem-vindos ao "Materialismo - Filosofia", uma extensão da iniciativa da comunidade no Orkut de mesmo nome que também foi aplicada ao Facebook (grupo) e agora chega ao Blogger para dar maior facilidade ao máximo possível de internautas.

A comunidade "Materialismo - Filosofia" foi fundada no Orkut a 8 de junho de 2006 pelo filósofo e professor Giuliano Thomazini Casagrande para discutir as diversas correntes materialistas da história da filosofia e questões relacionadas a elas. Há vários anos ocorrem lá vários debates sérios e bem embasados entre pessoas bastante seletas e interessadas na troca amigável de ideias e de conhecimento.

Há alguns anos, eu, Erick Fishuk, formado em História pela UNICAMP em 2011, também entrei na comunidade e fiz amizade com o Giuliano. Quando criei minha conta no Facebook, também decidi criar uma "filial" do grupo nesse site, mas por enquanto o transplante de textos tem sido muito moroso e predominam discussões mais gerais sobre filosofia, moralidade, política, sobrenaturalismo e, acima de tudo, religião.

A ânsia em divulgar a maior parte da qualificada produção do Giuliano foi o que havia me incentivado a criar a "filial", mas creio que o dinamismo do grupo atrapalhou um pouco o tempo para o trabalho com os textos. De fato, o próprio Giuliano, tendo entrado no Facebook há pouco tempo, não o julga muito adaptado para a divulgação de textos e para a realização de debates. Assim, permanecendo em mim essa vontade, decidi criar este blogue para tornar o material ainda mais disponível, mesmo para quem não pertence a nenhuma das referidas redes sociais.

Devo confessar que a escolha por fazer um blogue também deriva de minha intenção de publicar escritos pessoais, passados ou presentes, após duas tentativas falhas de manter blogues independentes, de atualizá-los regularmente e de postar os textos em ordem cronológica. Sim, eu também gosto de escrever e o Giuliano aceita com prazer contribuições minhas na comunidade do Orkut, daí nossa cumplicidade suficiente para criar este blogue. Nós dois somos ateus materialistas (embora mantendo concepções de mundo levemente distintas) e gostamos de discorrer sobre temas relacionados.

Por isso, muito do que aparecer aqui concernirá a filosofia, religião, ateísmo e sobrenaturalismo, mas também haverá certa variedade de assuntos, dada nossa formação acadêmica distinta, o que implicará em incursões na história, na política, na linguística, na cultura, na poesia e em outras áreas do saber mais ou menos atraentes a pessoas minimamente cultas. Essa variedade pode até causar algum desvio do projeto original do Giuliano no Orkut, mas certamente tornará o blogue mais útil a um público diversificado, dentro do nosso referencial comum: a visão materialista da realidade, com a rejeição de explicações mágicas e sobrenaturais, o privilégio da racionalidade e da inteligência (a "inteligência viva", como dizia José Saramago) e a estima pelo crescimento intelectual sadio e pacífico de todos os que se envolverem com o trabalho.

É claro que devo alguma reverência à experiência e à bagagem maiores do Giuliano e à sua primazia na criação do modelo "Materialismo - Filosofia", mas nossa mútua colaboração fraternal nos põe em pé de igualdade na propagação do esclarecimento e do livre pensamento numa internet tão conturbada e cheia de porcarias e inutilidades. Espero que o blogue, desta vez, possa prosperar e permanecer online por muitos anos!

Um abraço e uma boa visita a todas e todos!


Bragança Paulista, 15 de janeiro de 2012

2 comentários:

  1. Parabéns pela iniciativa, estou começando a ler a partir de hoje, 09/02/2013.
    Marco Anthas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, caro Marco! Continue lendo sempre que puder, e não deixe de dar suas opiniões sinceras! Grande abraço!

      Excluir